sexta-feira, 11 de março de 2011

ONDA PELO TRAVÉS

As impactantes imagens que nos chegaram do terremoto, seguido de um tsunami que atingiram o Japão no dia de hoje, nos leva a pensar na insignificancia que representamos ante a furia da natureza.
A impressionante quantidade de embarcações que foram arrastadas pelas águas podem ser vistas numa variedade de imagens tomadas ao longo de vários pontos onde a massa de água invadiu a terra, levando consigo embarcações de vários tipos e tamanhos a lugares inusitados terra adentro.
Destas tantas imagens, de tsunamis nos últimos anos, uma me chamou a atenção em especial. Ainda que no título apareça como sendo desta última ocorrencia no Japão, me parece que imagem foi tomada na Tailândia, por ocasião do maremoto de 2004. Nao quero em absoluto dizer que tais embarcaçoes são a prova de maremotos, o que seria um total e completo absurdo. Nada mais, a imagem mostra de forma gráfica e ilustrativa o comportamento de um catamaram polinésio, possivelmente um Tiki 30 ao receber o impacto de uma onda rompente de aproximadamente um metro e meio pelo través:  http://www.youtube.com/watch?v=44Jt2YS1INg&feature=related

2 comentários:

  1. Hola, el cata es como dices un Tiki 30. El cabo del ancla se enganchó en la pata del fuera de borda y fue eso lo que hizo que quedase de través a las olas del tsunami en Tailandia, Siento escribir en español pero no sé hacerlo en portugués. Felicitaciones por el blog, de un dueño de otro Tiki 26, el Polynesia, en Uruguay.
    Saludos, Andrés.

    ResponderExcluir
  2. Hola Andrés! Tu barco és precioso. Creo que utilizé una foto de tu barco (quando aun pertenecia a Luis) en el postage de enero "Tiki 26 o Tiki 30". Gracias por el esclarecimiento sobre el video postado. Yo no sabia porque el cata estava de lado para la ola, pero fue muy bueno para ejemplificar su comportamiento
    Saludos y Buenos Vientos, Marcos

    ResponderExcluir