segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Construção do mastro do tiki 21

Agora estou chegando na reta final da construção, com os cascos e cockpit prontos, faltando a conclusão do mastro, como a maior peça que faltava por construir, restado apenas o gaff (carangueja) e a barra do leme. O tempo chuvoso e úmido marcou a tônica de toda a construção do barco, o que fez com que a obra se atrasasse muito com os dias que não se pode trabalhar por esse motivo.
Segue abaixo as fotos da construção do mastro. Ainda falta muita lixa de forma manual para dar o acabamento final antes da fixação das orelhas de ancoragem dos estais e da pintura epoxy.





Esta peça que seguro com a mão vai fixada na travessa, e é nela que o mastro é pivoteado, apoiandose nela o "bico de papagaio" que é fixado no mastro.

O extremo inferior da base do mastro, tem que ter um corte em ângulo de 4° para dar o caimento do mastro a ré e dar a geometria necessária para a armação das velas,

É nesta fase da construção que é posto o eletroduto para levar em seu interior a luz de tope de mastro e o cabo coaxial do rádio VHF.

Pronto, as quatro faces que compõe o mastro estão fechadas e recém coladas esperando a cura da resina epoxy para começar o desbaste para deixá-lo cilíndrico. Isto pode ser visto na sequencia de fotos abaixo:





Detalhe da emenda de uma das quatro faces



Agora vai começar o trabalho de lixação de forma manual, com o que, ainda há muitas horas de trabalho até que o shape esteja concluído para dar continuidade no acabamento. Assim que estiver pronto posto mais fotos.

3 comentários:

  1. Ficou show, arredonde a saida do cabo do top, principalmente a ré do mastro, pois a gaff quando camba manda a adriça para o lado e a minha pueu e tive que trocar.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Roger!Que tenha um feliz ano você e sua família também! Tomei nota com relação a saída do cabo!

      Excluir