sábado, 1 de março de 2014

Laminação do casco de BE

Depois de preparar o casco para laminação, cuja sequencia foi a seguinte depois do casco virado: Lixação geral com lixa 150 para retirar escorrimentos de epóxi, limpeza, aplicação de cupinicida, aplicação de massa epóxi com sílica coloidal e microesfera de vidro, nivelando as junções de casco/quilha e de casco com a roda de proa e de popa, fechamento de todos os furos onde estavam os parafusos usados na colagem e que foram retirados. Depois de curada a massa no ponto para poder ser lixada (48h.) faz-se a lixação com mais esmero, lixando a massa e modelando também a quilha, skeg, proa e popa. Retira-se todo o pó do casco e aí sim, depois de uma minuciosa vistoria do mesmo, o casco está pronto para ser laminado.

O epóxi utilizado é fluido e de cura lenta, dá para trabalhar com calma e tranquilidade, sem se preocupar com a catalização prematura da mescla durante o trabalho. Foram utilizados 4 kg de resina epóxi para laminar o casco com tecido de 330g/m2. A razão de ser usado um tecido mais grosso foi econômica. Poderia ser usado o 220 ou mesmo o 180g/m2. Com o 330g/m2 se gasta mais epóxi, todavia, eu já o tinha comprado faz algum tempo.

O tecido já o comprei do tamanho do comprimento do casco, tendo apenas que fazer alguns ajustes, ele já estava assentado no casco e preso a alguns grampos que eram sido removidos de acordo como avançava a laminação. Estava só no momento da laminação, então não fiz fotos, contudo a maneira de laminar seguiu os moldes de laminação do Tiki 26 que está postado em fotos neste mesmo blog na postagem "Construção de um Tiki 26"


A preparação e aplicação da massa


Massa aplicada

 Pronto para o lixamento


 Casco já laminado. Se nota o quanto o tecido passou de um lado para outro pela quilha e até 35cm em ambos lados (overlaping).

Com o tecido 330g/m2 o casco ganhou alguns quilinhos extra, mas por outro lado ficou muito forte e rígido. Agora, vem o duro, lixar todo ele para criar uma superfície de ancoragem extra para a massa de epóxi/microesfera. Depois, muita lixa ainda antes da aplicação do primer EPA antes do acabamento em PU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário