sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Montagem do casco de BB

Finalmente, neste domingo, primeiro dia de dezembro, abri o casco de BB do polycat 23. A meteo não estava para mais trabalhos, como começar as colagens das anteparas, mas me dou por satisfeito em ver o cata tomando forma, e esta etapa de hoje foi muito relevante desde o ponto de vista anímico. Segue as fotos para os amigos que acompanham a construção e que queriam, como eu,  ver a forma do que será em breve o outro casco do catamarã.
 




Ontem cortei os paineiros do casco de BE. Ainda não decidi em qual casco vai ficar a pratelerira basculante onde ficará o fogareiro, por isso ainda não cortei as aberturas dos paineiros. Também cortei (e colei) a emenda do sarrafo da quilha do casco de BB. Na verdade ele estava pronto, mas na hora da montagem ele se partiu, devido que a emenda anterior ficava na seção mais curva da popa, e como eu emendei duas peças de densidades diferentes, e a largura da quilha é 1cm mais larga nos tikis, a menos densa não suportou a tensão da flexão da mais densa e se partiu estilhaçando as fibras. Agora, ambos segmentos são da mesma densidade e a emenda ficou na parte central do casco, onde a curvatura é muito pouca. Se pode ver o sarrafo sendo colado na parte esquerda da foto. Espero que não haja mais este problema que atrasou em mais de uma semana a abertura do casco de BB. Se tudo correr bem, ainda neste fim de semana já terei o outro casco aberto.



7 comentários:

  1. Dá-lhe Marcão! Está ficando um barcão! Bem maior do que o tiki 21!

    ResponderExcluir
  2. É essa a intenção, Marcelo! Um barco leve, muito manejável, marinheiro, seguro e maior que um 21'.

    ResponderExcluir
  3. Marcão, já conversamos no passado, inclusive estive em sua casa, levando umas amostras de compensado de Pinus taeda, lembra?
    Estou precisando de uma dica de onde encontrar o cedro alagoano (cedrinho?) aqui na região de Floripa a um preço justo.
    Tá ficando bonito o Policat 23 hein!!

    ResponderExcluir
  4. Na BR 101 tem várias madeireiras que vendem cedrinho. Você vai, ou já está construindo? Lembro-me que você queria construir um KD 860, e estava avaliando a possibilidade de um tiki 30 no sul da ilha. É algum deles?

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcão, optei pelo KD, já cortei todas as anteparas e agora preciso da madeira maciça para fazer os sarrafos e começar a montagem dos cascos. Pretendo fazer com cedrinho pois madeiras mais nobres como cedro rosa e freijó são muito caras para um resultado similar.
    Outra pergunta, qual o veneno para cupim você está usando? Li que é um solúvel em água.

    ResponderExcluir
  6. Ricardo,não lembro o nome do cupinicida, pois diluí o concentrado em água e me desfiz da embalagem, mas comprei numa casa agropecuária, então dirija-se a uma delas e pergunte. Aplique o cupinicida quando estiver com a ponto de recobrir com epóxy, depois de haver lixado tudo, pois como ele é residual, se você for cortar ou lixar a madeira ele ficará em suspensão junto com o pó, no caso de lixar após a aplicação do cupinicida, pode que ele perca a barreira de veneno que fica na superfície da madeira, ademais do perigo de intoxicação por inalação e absorção pela pele e mucosas. Usar mascara, luvas e óculosde proteção durante a aplicação! Que compensado você está utilizando?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir