segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Pintura anti-fouling

Nesta semana que passou foi feita a pintura de fundo do Polycat "Jasmim" para que na próxima semana ele possa ser lançado a água.


Depois de definir a linha d'agua com nivel de água, foi pintado um filete de cor azul, para que depois de seco e abaixo deste filete fosse pintado com a tinta anti-craca.







Se pode perceber que o Tiki 26 é um barco bem "metido" na água, característica de cascos deslocantes.


O limite superior da pintura de fundo determina o calado máximo da embarcação com sua carga máxima, em seu deslocamento mais leve, o nivel da água no casco é de aproximadamente 9cm abaixo do nível mais alto.



Essa característica faz do Tiki 26 um catamaram com muita estabilidade de rumo







11 comentários:

  1. Ficou um primor o Veleiro. Agora que vendeu esse, vai construir outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Tendo condições favoráveis, pretendo construir, sim!

      Excluir
  2. Marcos. Não entendi como você usou um nível de água para determinar a linha d'água. Estou pra fazer a linha d'água do Chaposo e tenho muitas dúvidas sobre o seu traçado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. coloque o barco no nivel, depois marque o ponto de maior calado do projeto. A partir desse ponto, vc marca outros pontos com o nivel de mangueira d'agua. Foi assim que eu fiz no TikiRio

      Excluir
    2. Exatamente como fez o Roger! Barco a nível, marcar no extremo de proa e de popa as cotas fornecidas pelo projeto e com mangueira de nível ir marcando os pontos ao longo do casco. Assim de simples. Se voce tiver um nivel a lazer e espaço para projetá-lo no casco, fica mais prático ainda, é só ir marcando com a caneta esses pontos.

      Excluir
  3. Está um espetáculo! Parabéns meu amigo, Wharran vai se orgulhar!

    Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Olá, primeiramente parabens pelo projeto. A tempos venho pensando em construir um catamaran e encontrei esse blog. Gostaria de saber se poderia disponibilizar a planta deste teu projeto, não o projeto em si mas o lay-out para que eu possa dar uma olhada...banheiro, cozinha, etc...tens ideia do custo ?

    ResponderExcluir
  5. Obrigado,Helder! Este veleiro foi vendido e a planta pode ser adquirida no site do Wharram, mas voce pode encomendar lá o plano de estudos que é mais barato que a planta e através dele fazer uma estimativa de custo em função dos fornecedores que voce dispõe em sua região.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, ficou ótimo o barco!
    Tenho uma dúvida...: Porque tem uma foto de deserto como pano de fundo do seu blog? Rsrsrs!
    Parabéns, Peter

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, Peter!
    Quanto ao deserto,rs... Não me dei conta, mas assim que voce me deu o toque, mudei o plano de fundo.

    ResponderExcluir