Os trabalhos seguem seu ritmo e as travessas já estão prontas, assim como o mastro. A construção do mastro pode ser vista nas fotos abaixo. No momento está sendo feita a carangueja (gaff) mas não tenho as fotos para postar, ficará para outro dia como mtambém das travessas já prontas.
Uma vez emendadas foram feitos o pé e tope do mastro, para depois colocar e fixar o eletroduto para os cabos de luzes de tope e fio coaxial do rádio.
Foram feitos oito berços de tubo de pvc que foram fixados no interior do mastro com pequenos parafusos inox e o eletroduto ficou atado a eles com as abraçadeiras de nylon.
Emenda das madeiras
Detalhe da emenda
Uma vez que o mastro esteja completamente lixado com as mais diferentes gramaturas de lixa até ficar totalmente cilindrico e liso, começa a fixação dos apendices que vão ancorar o estaiamento, para depois fazer o reforço externo da saliencia que vai suportar as adriças da carangueja e da vela grande.
Na proxima postagem, vou incluir a foto do mastro terminado e da carangueja, como havia comentado no início. Até breve!
Durante esses meses o trabalho deu uma adiantada. Os cascos foram laminados, receberam a massa epóxy e depois de muita lixação foi aplicado o primer epóxy, os lemes também passaram pelo processo de laminação. Os apoios das travessas foram fixados depois de devidamente nivelados. No momento estão sendo construidas as travessas (crosbeans), faltando muito pouco para a sua conclusão. Estes trabalhos podem ser vistos nas fotos que seguem a baixo.
Começa a laminação do convés e cabine.
Esta pequena vigia do tamanho de uma folha A4, vai melhorar a circulação de ar na cabine.
Todas as arestas da cabine foram arredondadas. Isto ademais de facilitar a laminação, vai oferecer maior conforto ao contato com o corpo dos tripulantes. Com o aumento da cabine, nas junções entre as chapas foram feitos reforços com sarrafos para estruturar melhor o conjunto, em substituição ao refilo de epóxi proposto pelo Wharram. Isto permitiu arredondar as arestas sem comprometer a estruturalmente.
A abertura da gaiuta principal ficou bastante grande, com isso a sua tampa corrediça ocupa grande parte do teto a sua frente quando aberta totalmente, ainda assim sobrou o justo espaço para a abertura simultanea da vigia no seu extremo.
Para quem visita o Blog pela primeira vez e a quem quizer ver a construção desde seu início, acesse na postagem do mes de agosto de 2010.
Ficamos felizes que tenha voltado a construção do Tiki, um abraço.
ResponderExcluirValeu Gian! E pelo que vi de seu blog, novo marinheiro voces tem a bordo da "vida". Parabéns e muitas felicidades a êle e a voces também! Bons ventos!
ExcluirAtenção 1º encontro Wharram na America do Sul - Verão 2013 - Florianopolis
ResponderExcluirOlá Marcos, neste mes estou de férias e se possível, gostaria de lhe fazer uma visita e bater um bom papo. Sds Gian
ResponderExcluirGian, quando estiver aqui por Floripa me liga 48-99110846
ResponderExcluirAgradeço por ter nos recebido de forma tão agradável, seu cat está ficando muito bonito e bem feito. Um dos próximos será meu..... Abraço.
ResponderExcluirOi gosto muito da informações do seu blog e o sigo
ResponderExcluirParabéns continue sempre veja meu blog também
http://maisword.blogspot.com.br/
Obrigado!
Quantos dias pra deixar o mastro redondo? E pra ficar pronto? Vou começar o meu na seg quinzena de agosto.
ResponderExcluirAs gaiutas tomaram um tempão, não esperado no cronograma...
Muito show Marcos, parabéns pelo seu feito brother, ta ficando lindo o acabamento externo, ficou parecendo gel coat de tão bom.
ResponderExcluirE que dificuldade foi essa ai de passar pelo lado da casa, caraca muito trampo, imagino eu tentando fazer isso.
Abraço, quero ve-lo navegando!
Bons ventos.
Valeu, Bruno!
ResponderExcluirÉ verdade, muuuito trabalho, persistencia e dedicação para se fazer um barco, mas o resultado vale a pena! Abraço!