quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Mudança de estratégia

Devido ao pouco espaço para trabalhar em dois cascos de uma vez, desmontei o casco de BB para assim ter mais liberdade de movimento. Terminarei um e começarei o outro, quando o primeiro puder ser retirado do espaço de construção.
Nesses dias de calor insuportável, trabalhei muito pouco no catamarã, pois estou durante a semana trabalhando no interior de um monocasco Kavelier de 28 pés que está num galpão com cobertura de telha de amianto, ou seja, num forno, o que tem me desgastado muito fisicamente. Esta semana comecei a fazer a travessa do mastro do catamarã na garagem, que é o lugar menos quente de casa.



Fazendo todos os ajustes e simulando a montagem antes de colar e aparafusar as peças.

Início das colagens



Primeiro a aplicação do adesivo epoxy sem cargas.

Depois a aplicação com sílica e microesfera. Dessa maneira se garante uma colagem perfeita e sem problemas.


 A guia de metal é fundamental para manter o alinhamento das partes a serem coladas. Ela é retirada logo depois de serem aparafusadas, sem o risco de saírem do lugar.


 Perfil da travessa do mastro pronta, faltando agora fazer os reforços verticais.
Detalhe da dos lugares onde foram postos parafusos inox, depois de fechado e lixado. Toda a travessa recebeu um veneno para cupim, como non cascos, antes de serem impregnados de epoxy.

2 comentários:

  1. Grande Marcos,

    Gosto de ver o seu trabalho, é sempre "clean" e com ótimo acabamentos. Parabéns!

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  2. Obrigado, Adriano! A gente se esforça para que fique tudo "bonitinho" e bem feito...As vezes dá bem certo!

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