Blog criado para difundir os pequenos catamarans de James Wharram da série Tiki. Aqui voce pode acompanhar a construção de um Tiki 26 e de um 21 integralmente, ademais da construção de um tiki 21 ampliado para 23. Aceito eventuais encomendas a interessados em ter seu pequeno catamaram de praia ou de cruzeiro construido cuidadosamente de forma artesanal. Outros temas relacionados à vela, construções e reformas de veleiros também podem ser encontradas neste blog.
terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Lançamento do Tiki 26 "Jasmim"
Neste último sábado, foi lançado a água o catamaran Polycat Tiki 26 "Jasmim", depois de muito trabalho e dedicação. As fotos do lançamento seguem abaixo e elas dizem tudo, mas contolhes ademais que o barco foi posto na água e já era fim de tarde, então, o mastro só foi para seu lugar no dia seguinte e depois de feita toda a revisão, fomos navegá-lo pela primeira vez. Os ventos eram fracos e variáveis, contudo, registramos uma velocidade de 7,5 nós no través e de 5,5 nós no contravento, demonstrando assim a capacidade do barco de "comer" milhas. Ainda faltam alguns ajustes para ele ir para o mar e aí sim, testá-lo no ambiente para o qual ele foi criado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Verdadeiro espetáculo!!! Parabéns, que emoção, até arrepiou. Senti o "gosto" desse espumante =)
ResponderExcluirAbraços ;)
Fernando Previdi
Valeu, Fernando! Realmente foi emocionante! Abraço!
ExcluirO Cara viajou nessa gaiolinha azul...cada doido com sua mania. Deixa ele ver o bimini que vamos fazer para o Tiki 30
ResponderExcluirEssas aberturas na testa da vela, para rizar, tmb estão por fora, isso deveria ser fechado e ter uma alça.
A sua parte ficou bem legal...
Pois é, Roger...
ResponderExcluirNão houve maneira de convencê-lo a fazer de outra forma, mas enfim...Quanto as velas, eu falei por telefone com o mestre veleiro que o proprietário optou. Quando voce for mandar fazer a vela do Tiki Rio, insista que a grande tem que ser completamente plana e certifique-se de que assim seja feita pois há velerias que insistem em fazer a vela de forma que sempre o fizeram e pode ser que introduzam um camber o que não pode ser admitido na softwing sail. Esta é uma vela que o velerista tem que fazer exatamente como pede o projeto sob pena de não ficar como deveria. De qualqur forma o barco velejou muito bem e espero que siga assim no mar com ventos acima dos 20 nós. A propósito, quem vai fazer o seu dog house é o mesmo que vai fazer as velas? Valeu o comentário, abraço!
Salve Marcão, acho que fui muito critico sobre as velas. O Vaialua ficou bem legal.
ExcluirSensacional! Parabéns pela empreitada hercúlea! A gaiola azul foi a única coisa que destoou, mas sei bem que o freguês é quem manda! No mais, é o batismo de um autêntico Wharram!!!
ResponderExcluirgrande abraço!
Obrigado, Marcelo! Bem como voce disse "empreitada hercúlea"!
ResponderExcluirBeleza, Marcos. Belissimo Veleiro.
ResponderExcluirAfinal de contas, para que servem aquelas gaiolas azuis?
Joaquim
Parabéns Marcão, belíssimo trabalho.
ResponderExcluirMarco e Augusto Wildt.(Solaris Bravo)
Marcos,
ResponderExcluirPrimeiramente, parabéns pela construção do tiki 26, muito bem acabado. Professional Buil!
Acredito que se lembre de mim, fiz uma aula de vela com minha esposa com você e o Seu Roberto a alguns anos.
Na época estava construindo um strandek que por diversos motivos tive de aborta o projeto.
Agora depois de muito tempo, já morando em minha casa oque facilita muito, resolvi construí um tiki 21 que me atenderá perfeitamente a todas as necessidades.
Recebi o projeto nesta sexta feira, 15 de março.
O local da construção já esta sendo finalizado e no inicio de abril devo iniciar os trabalhos.
Parabéns pelo seu trabalho e pelo incentivo aos construtores amadores.
Att,
Adriano
Obrigado, Adriano! Claro que me lembro de voces! Parabéns pela escolha do Tiki 21. Estou pensando nele também para meu uso aqui em Floripa. Me mande fotos quando começar a construção! Abraço e sucesso na sua empreitada!
ExcluirMarcos,
ResponderExcluirParabéns, muito bem construido, muito caprichado.
Busco um cat rebocável e que tenha certa facilidade de baixar o mastro para transpor pontes e eclusas.
Comparando o Tiki 21 e o Tiki 26. Você diria que seria possível com o 26, ou somente o 21 se encaixaria no perfil ?
Obrigado.
Abraços Du.
Du, obrigado!
ResponderExcluirPensando bem, o tiki 21 se encaixa melhor para a proposta de uso que voce pretende. O tiki 21 tem um mastro bem mais leve, é mais manejável fora da água, tem praticamente a metade do peso do 26, facilitando muito a montagem,desmontagem e reboque. Ademais, o tiki 21 é um barco muito capaz, seguro e rápido.
Linked to your blog here.
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/TropicalBoats
Beautiful work. We are building quite a variety of boats. You might enjoy "Whimsy."
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.605725742792626.1073741833.350169078348295&type=3
Thank you, Robert! I will follow up on facebook.
ResponderExcluir